CASA GALPÃO (UM LOFT NO CAMPO)
Autoria do Projeto: Paulo Trigo
Colaboração: Leandro Menato
Como um LOFT, este projeto teve como ponto de partida um galpão de armazenagem, no entanto, de uma fazenda. A proposta de requalificação da estrutura pré-existente respeitou as dimensões da cobertura, bem como as antigas paredes que configuravam o armazém, seus banheiros e um dormitório. No programa de projeto constam 3 suítes, área de serviço e uma grande sala, integrada com a cozinha gourmet e fogão de lenha.
Mesmo um galpão é digno de ter sua história preservada. Neste projeto, as paredes existentes foram mantidas e pintadas de branco. Todas as novas paredes são de tijolo aparente, caracterizando o que é novo como um complemento da despretensiosa arquitetura pré-existente. Nos fundos da edificação isso fica mais evidente, com os novos banheiros se destacando da volumetria do galpão.
O conceito modernista da “verdade dos materiais” se faz presente. Seja nas instalações elétricas aparentes, nas tesouras metálicas da cobertura, nos tijolos das paredes, no cimento do piso… A história de cada coisa é preservada, e revela sua essência.