13/09/2012 | Notícia | Revista Construção Metálica – Edição 106/2012

 

 

 

Na categoria Arquitetura Sustentável, o projeto conquistou o primeiro lugar na votação do júri popular

Com histórico de aplicação de princípios de sustentabilidade em seu portfólio desde a década de 60, Siegbert Zanettini assina o projeto de ampliação do Cenpes, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, com a coautoria de José Wagner Garcia. A construção abriga 227 laboratórios que com dimensionamento adequado de espaço comportam mais de 3.500 cientistas realizando diversas pesquisas ao mesmo tempo. O conjunto oferece conforto ambiental e eficiência energética, com sistemas prediais de utilidades, sistemas construtivos, estruturais e de recomposição dos ecossistemas naturais.

O Cenpes foi indicado pelo IAB-RJ na categoria Arquitetura Sustentável e conquistou o primeiro lugar na votação do júri popular entre dezenas de concorrentes. Zanettini também participou do evento como palestrante. Com a autoridade de quem sempre destacou a importância dos critérios ecologicamente corretos na construção civil mesmo quando o tema ainda não era considerado prioridade, há 50 anos, o arquiteto falou sobre sustentabilidade.

Zanettini lembrou ainda da importância de preservar os aspectos históricos das construções, como forma de também contribuir para o embelezamento das cidades. Para finalizar falou da importância da acessibilidade e da liberdade de circulação segura de pessoas.

O Green Nation Fest é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais. Os patrocinadores do evento são: Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, TV Globo, Claro e Governo de Estado do Rio de Janeiro.“O objetivo do Green Nation Fest é trazer o tema da sustentabilidade para perto do público, com uma linguagem acessível. Acreditamos que, em arquitetura, esse tema não pode ficar restrito aos profissionais da área, porque um prédio sustentável construído é um exemplo visível para todo mundo. E o festival quis justamente ampliar a discussão. Nesse contexto, Zanettini conseguiu traduzir muito bem essa ideia, tanto na palestra como com a participação do Cenpes na competição”, afirmou o organizador do evento, Marcos Didonet.

Com mais de 50 anos de atuação e forte presença no mercado de construção sustentável, a Zanettini Arquitetura já recebeu diversos prêmios e tem reconhecimento público. Siegbert Zanettini é arquiteto urbanista e professor titular pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Ele acumula aproximadamente 1,2 mil projetos realizados em mais de cinco milhões de metros quadrados, além de quatro décadas de vida dedicadas ao conhecimento acadêmico. Desde 1966, já recebeu dezenas de premiações, a mais recente delas o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, em 2012, conquistado pela segunda vez.

 

Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ultimas-ler.php?cod=5642