ADEMI rumo aos edifícios verdes
Foto: fulviobpm
Os imóveis e sociedade são responsáveis por mais de 40% das emissões de gases de efeito estufa em nossa atmosfera. A comunidade mundial já cobra ações energéticas para que estes níveis de poluentes diminuam e que se tomem medidas responsáveis para que haja um desenvolvimento sustentável.
Aqui no Brasil, a ADEMI (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) entrou nessa campanha. A associação agora trabalha em parceria com o GBC Brasil (Green Building Council Brasil), organização sem fins lucrativos com a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional da construção civil com foco na sustentabilidade sócio-ambiental.
A entidade é estruturada a partir da união de organizações de diversos segmentos, a fim de estimular e conduzir o uso de práticas de desenvolvimento sustentável por parte das empreiteiras. As soluções serão embasadas no mercado e disseminadas para toda a sociedade.
O GBC Brasil é membro do World Green Building Council, entidade supranacional que tem como objetivo incentivar a criação de conselhos nacionais para então estimular e promover mundialmente a adoção de tecnologias, práticas e operações sustentáveis na construção civil.
A entidade representa e promove o sistema de certificação LEED no Brasil, bem como desenvolve iniciativas integradas para facilitar a busca pela certificação. A aplicação do termo Green Building a uma construção deve ser submetida a protocolos de certificação que comprovem seu desempenho e sua concordância com metas rígidas e claras.
Entre seus membros fundadores, incluem-se a Rossi Residencial, Cyrela, Método Engenharia e Tishman Speyer, entre outras.
Artigo original: Notícias | ADEMI rumo aos “edifícios verdes”