Rio+20 já tem sucessora da menina que calou o mundo
Artigo original: | Rio+20 já tem sucessora da menina que calou o mundo
Na Eco-92, Severn Suzuki ficou conhecida como a menina que calou o mundo. A canadense, que tinha apenas 12 anos, fez um discurso de 6 minutos para os principais chefes de Estado do planeta que ficou para a história. Agora, 20 anos depois, uma nova Severn vai falar na Rio+20.
A vencedora da competição internacional “Encontro com a História”, promovida por uma ONG, é a neozelandesa Brittany Trilford, de 17 anos. Em um vídeo de 3 minutos intitulado “O futuro que eu quero”, a jovem alerta governos e empresas multinacionais para os riscos do desenvolvimento desenfreado. O discurso foi considerado o melhor por um júri composto por diversos ativistas ambientais, entre eles o ator americano Leonardo DiCaprio, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ator brasileiro Sérgio Marone.
Em entrevista ao “Hunffington Post”, Severn, agora com 32 anos com uma carreira sólida como bióloga e ambientalista, deu o seguinte conselho a Brittany: “Não tenha medo de dizer a verdade para o mundo. Mais do que nunca, precisamos da voz da juventude para quebrar a justificativa dos que continuam a colocar o lucro à frente da saúde das pessoas, da sustentabilidade e da justiça para o futuro. Lembre-se que você está representando aqueles que não são ouvidos.”
O discurso de Brittany está agendado para acontecer no dia 20 de junho, durante a reunião de cúpula da ONU, onde todos os líderes de Estado estarão reunidos. Veja o vídeo abaixo: