Neste caso, o material empregado foi o “Piso de Bambu de Alta Densidade Carbonizado Mesclado Fosco” da marca BambooFloor, que utiliza bambu da espécie MOSO em sua linha de produtos.

As peças têm dimensões de 1850 x 125 x 14mm e são entregues em caixas  com oito peças, pesando 25,9Kg.

Por que utilizar bambu?


Ecologicamente Correto:

O bambu é uma gramínea de crescimento rápido e auto-suficiente, ou seja, tem brotação espontânea após o corte. Cresce mais rápido que as árvores utilizadas comercialmente, estando pronto para a colheita após 4 ou 5 anos. Desta forma, com um ciclo de crescimento rápido e vigoroso, é uma planta que seqüestra grande quantidade de carbono durante seu desenvolvimento e o plantio controlado certificado pelo FSC garante o fornecimento de matéria-prima sem comprometer as florestas nativas.

Durabilidade e Estabilidade:

O bambu tem características semelhantes às da madeira, no entanto, sua alta taxa de fibras confere uma densidade maior que do Ipê, Cumaru e Carvalho, por exemplo, garantindo ótima resistência mecânica e grande estabilidade dimensional.

Instalação Rápida e Fácil:

Por ser um piso-pronto, já vem de fábrica com os encaixes tipo “macho-fêmea” nos 4 lados e com tratamento e acabamento de verniz para alto tráfego, resultando numa resistência grande a riscos e facilitando a montagem.

Uso de Cola e Verniz não Tóxicos:

Os produtos utilizados nos processos de fabricação e montagem – cola, resinas e vernizes – são à base de água, livre de combinações químicas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde e obedecem à Normas de controle de formaldeídos com padrões internacionais.

Certificações de Qualidade e Selos Ambientais:

  • Selo FSC (Forest Sterwardship Council): garante que a madeira provém de florestas controladas com rigorosos critérios de manejo não predatório.
  • Selo GBC (Green Building Council): garante que o produto está de acordo com as práticas de construção sustentável internacionais.
  • Certificação ISO 14001 – Certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA): esta norma estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que não agridam ao meio-ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.
  • Certificação ISSO 9001 – Certificado de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ): esta norma tem como objetivo prover confiança de que o fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com a qualidade com que foi especificado.

Processo de fabricação:


 

 

Etapas da instalação:

  • Primeiramente, o contra-piso deve estar regularizado, ou seja, livre de relevos ou depressões acentuados. Como nesta reforma o antigo piso cerâmico foi removido sem grande dificuldade, não foi preciso fazer outra regularização;
  • Iniciamos, portanto, com a aplicação de uma camada de impermeabilizante (esse material azul nas fotos) para evitar que qualquer tipo de umidade vinda do solo venha a danificar as peças ou diminuir sua vida útil;
  • Feita esta etapa de preparação, a instalação propriamente dita consiste em espalhar a cola PU e ir “montando” as réguas do piso já previamente cortadas conforme as dimensões do ambiente em que será instalado.

 

A título informativo, a sala em questão tem 10m² e com dois técnicos trabalhando a instalação foi completada em duas horas.

Neste caso, as perdas de material durante a montagem foram extremamente reduzidas, pois optamos por utilizar todos os recortes de peças nas fileiras de piso subseqüentes.

 

Aplicação de cola PU sobre a resina impermeabilizante (azul)

 

 

Colagem das peças previamente cortadas

 

 

Colagem das peças

 

 

Piso acabado

 

Detalhe

 

Vista geral do ambiente finalizado

 

De instalação rápida e fácil, muito bonito e ecologicamente corretos, produtos derivados de bambu são um exemplo real de como podemos integrar a tecnologia com a preservação de nossos recursos naturais.