Para uma melhora na condição de vida da população, é inquestionável a importância do uso da bicicleta, ou melhor, do uso de transportes que não causam danos ao meio ambiente. Entretanto, mesmo com essa necessidade, há pouca estrutura, principalmente no Brasil, para dar segurança aos ciclistas. A escassez de ciclovias e a “rivalidade” criada entre os usuários da bicicleta e os motoristas prejudicam a popularização da atividade. Mas, um Projeto de Lei que está tramitando no Congresso pode mudar isso, ou pelo menos uma das partes.
Dinheiro das multas de trânsito poderá financiar investimentos voltados ao uso de bicicletas

 

O PL 6474/09 (que recebeu o nome de PBB – Projeto Bicicleta Brasil) obrigará prefeituras de cidades com mais de 20 mil habitantes a usar 15% do que arrecadam com multas de trânsito em investimentos voltados ao uso de bicicletas: construção de ciclovias e ciclofaixas; instalação de bicicletários em espaços públicos; integração das bikes ao sistema de transporte coletivo; realização de campanhas educativas sobre os benefícios do uso da bicicleta.
A aprovação e, mais importante, a aplicação de um projeto como esse irá incentivar ainda mais os ciclistas e atrairá outros à prática. Afinal, quem “vai de bike” já está fazendo algo muito importante para o nosso planeta, então o mínimo que pode ser feito é dar-lhes segurança, não é mesmo?

Fonte: http://www.fujiro.com.br/blog/index.php/2011/08/dinheiro-das-multas-de-transito-podera-financiar-investimentos-voltados-ao-uso-de-bicicletas/