O poder da reciclagem é incrível. Há anos já são utilizados materiais ecologicamente corretos para a construção e essa prática tem tudo para ser ampliada daqui pra frente. Na Nova Zelândia, uma dessas “construções sustentáveis” chama a atenção: depois de um terremoto destruir a catedral, uma igreja de papelão será construída para substitui-la.

 

O arquiteto japonês Shigeru Ban, que já construiu uma igreja de papelão em Kobe, no Japão, depois do terremoto de 1995, será o responsável pela obra. Apesar de ser feita de papelão, a igreja será nada leve. Com tubos em formato de A, a construção aumenta a resistência e passa por tratamento contra água e fogo.

 

Apesar de a nova igreja ser apenas uma substituta temporária, vale a pena ressaltar a importância da reciclagem e reutilização de materiais nas construções. Entretanto, isso não é tudo. Espera-se também das empresas uma utilização ecológica no dia a dia: economia de luz e água, diminuição ou até a não utilização de papel, enfim, já há muitas tecnologias disponíveis no mercado para a “construção verde” que não custam muito mais do que as regulares e trarão ótimos resultados com o tempo. Além disso, algumas dicas de educação ambiental aos funcionários não fazem mal a ninguém!

 

Igreja de papelão na Nova Zelândia