Revestimento protege as edificações contra o desgaste natural

 

 

O telhado branco é muito usado nos Estados Unidos

Ao sobrevoar centros urbanos no Brasil, é possível observar enormes áreas de telhados escuros em processo de deterioração, que absorvem muita energia, encarecem os custos de manutenção e causam o fenômeno prejudicial ao meio ambiente chamado “Ilhas de calor”. Para solucionar o problema, o mercado da construção civil oferece os chamados telhados frios ou brancos, que podem eliminar esse efeito, responsável pela elevação da temperatura de 1 a 6 graus Cº nas cidades.

“O efeito é agravado nos centros urbanos devido à concentração de construções, edifícios, centros comerciais e casas que praticamente não usam nenhuma solução de telhados frios para evitar efeitos prejudiciais ao meio ambiente, alterações climáticas e desperdício de energia no resfriamento interno de edificações”, explica Daniel Arruda, gerente de marketing estratégico do negócio de Construção da Dow.

Com o suporte tecnológico da Dow, a fabricante Hydronorth desenvolveu um produto específico para este fim: o Ecco Telhado Branco, um revestimento que forma uma membrana elástica e refletiva que protege as edificações contra o desgaste natural e melhora a eficiência energética. “Os resvestimentos para telhado branco já são muito difundidos nos EUA e Europa devido a sua facilidade, flexibilidade e eficiência na aplicação, desde que sigam cuidados e padrões de qualidade específicos para este tipo de aplicação”, complementa Daniel Arruda.

 

 

 

Revestimento forma membrana elástica e refletiva que protege as edificações

A Dow, membro fundador do GBC no Brasil, desenvolve aditivos e especialidades químicas para a construção sustentável, desde polímeros sintéticos, bio-polímeros em pó e/ou emulsões base água para as mais diversas aplicações em cimento, argamassas colante e de revestimento, sistemas de isolamento térmico, revestimentos impermeabilizantes, selantes e massas de vedação, membranas de cura, seladores e vernizes para concreto e pisos. Possui também linhas de pesquisa relacionados à utilização de materiais recicláveis, redução de insumos poluentes e eficiência energética, que permitem melhoria de performance nas aplicações, ganho de produtividade e redução de desperdício de energia e outros insumos construtivos de extrema importância ambiental como água e cimento.

Além disso, a empresa é uma das principais patrocinadoras do programa “One Degree Less”, do GBC, e também participa ativamente no desenvolvimento de projetos de construção sustentável para a infraestrutura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, evento do qual a empresa é patrocinadora.

 

Fonte:  http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/280/Telhado-frio-elimina-ilhas-de-calor.aspx