Primeiro edifício com selo de sustentabilidade em SC terá grau máximo de eficiência energética

Primeiro edifício com selo de sustentabilidade em SC é o 11º prédio da Cidade Sustentável Pedra Branca e terá grau máximo de eficiência energética.

 

O mercado imobiliário de Santa Catarina terá a partir de 2013 o primeiro edifício comercial com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o principal selo de garantia de sustentabilidade em edificações no mundo. Lançado neste mês de julho, o Office Green já conta com cerca de 50% das 200 unidades vendidas. O prédio verde que será construído com alto grau de eficiência ambiental é o 11º edifício do novo centro de bairro da Cidade Sustentável Pedra Branca, na Grande Florianópolis, e atenderá à crescente demanda de escritórios na região com uma proposta diferenciada.

Coleta seletiva de resíduos, coletor de pilha e baterias, ar-condicionado ecológico, lâmpadas ecoeficientes, aproveitamento de água de chuva, utilização de tintas à base de água, aço reciclado e madeira certificada são algumas das ações de sustentabilidade que integram o projeto do Office Green. O custo operacional de um empreendimento inteligente, projetado pensando no usuário e no meio ambiente, é bem menor comparado a um convencional, que não prioriza a iluminação e ventilação natural, por exemplo – esta economia pode variar entre 5% e 15%.

Acessibilidade em todo o prédio – Além de ser o primeiro edifício comercial a buscar a certificação LEED, o Office Green terá a sua estrutura voltada também aos portadores de necessidades especiais. O grande diferencial em comparação a outros empreendimentos será um sanitário adaptado de uso comum por andar.

O tradicional grupo paranaense Thá, com 115 anos de história e cerca de 6 milhões de metros quadrados construídos, será a construtora do Office Green. Serão 20.960 m2 de área construída, 11 pavimentos, 200 salas comerciais (de 40m² a 1000 m²), cinco lojas e seis elevadores.

 

Artigo original: Blog do Macêdo – Arquitetura e Sustentabilidade | Primeiro edifício com selo de sustentabilidade em SC terá grau máximo de eficiência energética