Visita à FIMMA-Bento Gonçalves/RS
Visita à FIMMA-Bento Gonçalves/RS
(Feira Internacional de Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira)
Realmente, minha visita a esse evento merece ser compartilhada aqui.
Primeiramente por se tratar de um grande encontro da indústria, mas também para poder, sucintamente, descrever o quanto aquela região é próspera e como fiquei impressionado com a vida daquela gente.
Bento Gonçalves, uma cidade de pouco mais de 100mil habitantes carrega uma cultura, história e prosperidade de causar admiração.Tive a sorte de acompanhar um amigo do ramo moveleiro nessa visita, e pude ver de perto como esse setor se desenvolve.
Vale lembrar que hoje, com a evolução dos equipamentos, a indústria moveleira move muito mais que madeiras e seus derivados. Vidro temperado, perfis de alumínio, sistemas de correr, dobradiças e uma infinidade de peças altamente desenvolvidas compõem esse conjunto de itens que equiparão nossas cozinhas, dormitórios, escritórios, enfim.
Mas o que realmente me chamou a atenção foi a paixão com que essa gente toca seus negócios. Negócios muitas vezes familiares, mas conduzidos com afinco, respeito e dedicação. Sabemos que essa cultura é corrente no povo do Sul, pois são quase bairristas. E talvez precisemos de um pouco desse orgulho para sermos mais responsáveis com nossas coisas. Voltei desta viagem comovido com as pequenas cidades, as casas de pedra e madeira, a natureza exuberante que comporta o pólo de desenvolvimento Gaúcho. Incrustadas na Serra, existem empresas de onde brota orgulho e desenvolvimento.