Projeto: Christiane Pompeo e Paulo Trigo

Trabalho realizado para uma escola privada em Limeira, trata-se de um complexo arquitetônico-paisagístico que fará parte do processo pedagócico do colégio, denominado “Laboratório Natural”.

Na proposta pedagógica desse espaço, os alunos têm contato com um ambiente natural projetado, incitando a curiosidade e compreensão do meio-ambiente. Esta metodologia, já aplicada no colégio, agora conta com um espaço arquitetado especialmente para este fim, em que serão trabalhadas questões ambientais e sócio-ambientais, utilizando-se como referência a convivência entre animais e plantas, e a atuação do homem neste meio.

O projeto, feito em co-autoria com a arquiteta-paisagista Christiane Pompeo, conta com:

  • 3 lagos, para contemplação e abrigo de quelônios, patos e peixes;
  • um viveiro de aves;
  • um templo ecumênico;
  • um teatro de arena, que servirá de palco para reuniões, apresentações e aulas de sociologia em ambiente aberto.

No tratamento da pavimentação do percurso foram empregados materiais com tato e características distintas. O intento é fazer com que os usuários do espaço vivenciem não apenas uma experiência visual, mas também sensorial, ao fazerem o percurso descalços. O tratamento paisagístico faz sempre alusão ao tipo de piso do percurso:

Para ilustrar, ao caminhar sobre mosaico de pedras portuguesas – pavimento utilizado no calçamento de áreas urbanas – existem árvores e postes de iluminação típicos de nossas praças;

Onde existem pedras pontiagudas, que causam desconforto ao caminhar, estão as cactáceas e plantas desérticas;

Logo em seguida, se caminha sobre um manto de grama, com plantas aquáticas e tropicais no seu entorno. Então tem-se um “choque”, do trecho seco e desconfortável para o úmido e agradável.

Esta exploração sensorial está aplicada em todos os percursos. A organização dos espaços, recantos, vegetação e fauna auxiliam na proposta pedagógica do Colégio. O Laboratório Natural é palco para aulas de ciências, biologia, sociologia e ecologia.