TETO - Arquitetura Sustentável

Casas de fazenda

Voltar para Portfólio

 

Autoria do Projeto: Paulo Trigo

Colaboração:  Leandro Menato

 

Fruto do desmembramento de uma grande fazenda, a nova propriedade precisaria de uma sede. Para tanto, percorremos o local em busca do ponto mais adequado para edificar o conjunto de casas.  No alto de um morro, encontramos um platô longo e estreito com vista para o vale onde poderíamos implantar em linha as 5 edificações: sede e quatro casas de familiares.

A sede, propriamente dita, abriga as áreas comuns (sala de estar, sala de jantar, cozinha e aposentos de serviço) e serviu como eixo de implantação, de onde partem a piscina com vista para o vale e em cada braço lateral o conjunto de duas casas.

 

 

Cada uma das quatro casas foi destinada a uma parte da família e abriga três dormitórios com uma sala/copa integradas. Esta solução proporciona a privacidade dos familiares ao mesmo tempo em que garante o convívio comum durante as refeições e momentos de distração.

A pedido dos clientes, alguns elementos da arquitetura colonial do interior paulista serviram de inspiração para o desenho  e proporção das aberturas e a especificação dos materiais de acabamento. O resultado foi uma obra contemporânea mas que não causa estranhamento onde foi implantada. Ao invés disso, explicita a clara referência do local em que se encontra.

© TETO - Arquitetura Sustentável | Home - Quem Somos - Portfólio - Serviços - Blog - Green News - Contato